Ir. Zélia, nossa antiga Catequista, na Semana Brasileira de Catequese

,






A Ir. Zélia que aparece na foto à esquerda do bispo, foi Catequista em nossa comunidade antes de ingressar na vida religiosa na Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.


Com a aprovação de uma "Carta aos catequistas" e de três propostas dos Regionais para a coordenação nacional da catequese foi encerrada, na manhã deste domingo, 11, a 3ª Semana Brasileira de Catequese (SBC), iniciada no dia 6, em Itaici (SP). O evento foi realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Bíblico-catequética da Conferência dos Bispos. O presidente da Comissão, dom Eugênio Rixen, destacou o grande número de bispos que participaram do evento e conclamou os padres a apoiarem mais a catequese. Participaram do evento 238 leigos, 89 religiosos (irmãos e irmãs), 3 diáconos, 127 padres e 25 bispos. “Esta foi a Semana Brasileira que mais reuniu bispos. Isso foi motivo de alegria para todos nós”, disse. dom Eugênio. “A 3ª SBC superou minhas expectativas”, concluiu.

A irmã Zélia Batista, assessora da Comissão, disse que a Semana a confirmou no serviço junto ao povo. “Estou sendo confirmada por vocês da SBC nesta missão de servir o povo”, sublinhou. Já Cecília Rover, também assessora da Comissão, conclamou os catequistas a terem “paixão pela catequese bíblica”.

Com o refrão “Ó mamãe, embala eu, mamãe; abraça eu, mamãe; cuida de mim”, cantado por liderança da pastoral afro-brasileira, os participantes prestaram breve homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja festa a Igreja celebra amanhã em todo o país. Em seguida, houve a celebração de envio dos catequistas. Lembrando o Círio de Nazaré, que a arquidiocese de Belém (PA) celebra hoje, dom Eugênio Rixen ergueu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e deu a bênção final para os 480 participantes da 3ª Semana Brasileira de Catequese.


Propostas aprovadas
Que a Bíblia seja verdadeiro instrumento de comunhão e inspiradora da unidade para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética;
Produzir subsídios para a formação de catequistas com enfoque na Iniciação à Vida Cristã;
Sistematizar um projeto de mobilização nacional para divulgar o processo de Iniciação à Vida Cristã junto aos Meios de Comunicação Social, pastorais, serviços, movimentos e organismos da CNBB e proporcionar a socialização das experiências de Iniciação à Vida Cristã;
Retomar a Catequese com Adultos na linha da formação para o discipulado em comunidade.


Fonte: Site da CNBB




Nerli Adaltino

1 comentários:

Guilherme P. disse...

Eu realmente me orgulho por fazer parte desta comunidade! Espero que ela continue lançando frutos pelo Brasil inteiro.

Abraços
Gui

Postar um comentário